Percy Bysshe Shelley - Poemas Recitados

O nome Shelley normalmente é associado a Mary Shelley, autora do célebre "Frankenstein", um dos maiores clássicos da literatura mundial. Não tão conhecido, porém igualmente talentoso e importante foi Percy Shelley (1792-1822), marido de Mary.Percy Shelley foi um poeta grande e influente, reconhecido como um dos maiores nomes da 2° Geração Romântica Inglesa, ao lado de Lord Byron, John Keats e John Clare. Aliás, Shelley e Byron foram grandes amigos.Shelley escreveu várias obras, entre poemas, romances, peças, ensaios e contos que tiveram grande êxito na Inglaterra de seu tempo, apesar de não ser um autor tão traduzido no Brasil.

Além de escritor, Shelley foi um verdadeiro revolucionário: em plena Inglaterra cristã e conservadora do Séc. XIX fazia questão de esbanjar o seu ateísmo ao escrever o panfleto "A necessidade do Ateísmo", além de um poema anti-monarquista e anti-guerra, o que lhe rendeu os apelidos de "Shelley, o louco" e "Shelley, o ateu" e o fez ser expulso da Universidade de Oxford.
Célebre e polêmico também foi o seu poema longo Queen Mab, que criticava as igrejas, a monarquia, as guerras, o sistema capitalista, o casamento e o consumo de carne.
Shelley era vegetariano, e foi um dos primeiros ativistas pelos direitos dos animais, chegando a influenciar o seu amigo Lord Byron e sua esposa Mary Shelley a também se tornarem vegetarianos. Ele dizia que “o vegetarianismo é o caminho para que as pessoas voltem a ter uma relação mais respeitosa com a natureza”. Também, com o seu pacifismo influenciou nomes com Gandhi, Krishnamurti e Thoreau.
Shelley ainda incentivou a sua esposa a se tornar uma ativista pelos direitos das mulheres, o que fez dela precursora do Feminismo, Shelley também lutou pelo amor livre e pela justiça social para as classes trabalhadoras. Pra se ter uma ideia Shelley foi precursor das ideias socialistas de Karl Marx, inclusive influenciando-o.
E morrendo com apenas 29 anos, a sua curta vida foi preenchida pelo humanismo, pelo humanitarismo e pela Poesia.

Abaixo alguns poemas de Percy Shelley, recitados por mim.

Ozimândias:




Versos (Perdeu-se a era...):



À Noite:




Mais poemas recitados em:   youtube.com/c/RenanTempest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Goethe - Os Sofrimentos do Jovem Werther (Resenha)

Lord Byron - Poemas Recitados